Entendendo as Licenças do IntraWeb

Hoje nós vamos falar um pouco sobre os tipos de licença do IntraWeb, uma dúvida ainda comum entre muitos programadores Delphi. Esse post (video) é pra gente esclarecer essas dúvidas.

O IntraWeb é distribuído em 3 tipos de licença. O primeiro tipo é a gratuita, que está disponível para quem tem uma licença do Delphi que já inclua uma versão do IntraWeb. O segundo tipo de licença é paga. O terceiro tipo é a licença de avaliação.

Vamos falar um pouco sobre esses 3 tipos de licença.

Licenças gratuitas

Uma licença do IntraWeb está disponível gratuitamente para quem tem uma licença do RAD Studio, Delphi ou C++ Builder, já que o IntraWeb está disponível para instalação quando instalamos uma dessas IDEs.

As licenças gratuitas não tem prazo de expiração, porém existem algumas limitações. Para falarmos dessas limitações, temos que lembrar que o IntraWeb está disponível em 3 edições: Personal, Standard e Ultimate (nós vamos falar sobre essas edições em um outro vídeo) e apenas as edições Personal e Standard estão disponíveis de forma gratuita.

A edição do IntraWeb a qual você tem direito está a ligada a sua edição do Delphi:

  • Se a sua edição do Delphi é a Professional ou Community Edition, a sua edição gratuita do IntraWeb é a Personal
  • Se a sua edição do Delphi é a Enterprise or Architect, a sua edição gratuita do IntraWeb é a Standard.

Uma outra limitação é que você só poderá usar sua licença gratuita na versão correspondente do Delphi. 

Por exemplo: se você tem uma licença gratuita do IW14 para o Delphi XE8, você só poderá usar essa licença no Delphi XE8, mesmo que você também tenha uma licença do Delphi XE. Se você precisa usar o IW14 no Delphi XE, será necessário uma licença paga.

E quanto às atualizações? A sua licença gratuita também te dá direito a atualizar a sua versão do IntraWeb, mas apenas para a versão do Delphi atrelada a licença gratuita. 

Por exemplo: se você tem uma licença gratuita do IW14 para o Delphi XE8, você poderá instalar todas as atualizações do IW14 no Delphi XE8. Se você quiser usar o IW15 no Delphi XE8, será necessário uma licença paga.

Somente para reforçar, as licenças gratuitas nunca expiram e suas aplicações distribuídas com essas licenças também não. Você não precisa se preocupar quanto ao tempo de uso da sua aplicação nem da sua licença gratuita.

Licenças pagas

As licenças pagas do IntraWeb, obviamente, estão disponíveis para aquisição em nosso site. A edição Personal não está a venda, apenas a Standard e a Ultimate.

Uma licença paga também não tem prazo de expiração e ela pode ser instalada em qualquer versão e edição do Rad Studio, Delphi ou C++Builder, desde que haja o suporte da versão do IntraWeb para a sua versão do Delphi. Uma licença paga tem limitações relativas às funcionalidades que dependem da edição comprada: a edição Standard tem algumas limitações e a edição Ultimate tem todas as funcionalidades liberadas. Voltaremos a falar sobre as diferenças de cada edição do IntraWeb em um outro post (vídeo).

Uma licença paga tem um limite quanto ao período de atualizações a que você tem direito. Se você comprou sua licença pelo valor especial para o mercado brasileiro (199 Euros), você terá direito a 6 meses de atualizações gratuitas. Já o valor de 399 Euros te dá direito a 12 meses de atualizações gratuitas. A sua “janela de atualizações” começa a contar a partir da data da emissão da licença.

Caso você instale uma atualização que foi lançada após o seu período de atualizações gratuitas, a sua versão do IntraWeb se tornará uma versão de avaliação. Para corrigir isso, basta desinstalar essa atualização e instalar uma que esteja dentro do período de sua licença. 

Somente para reforçar, as licenças pagas nunca expiram e suas aplicações distribuídas com essas licenças também não.

Licenças de avaliação

Para que você possa testar o IntraWeb, nós também disponibilizamos uma versão de avaliação. Nessa versão, todas as funcionalidades do IntraWeb estão ativadas, porém, sua aplicação só será executada no seu computador. Qualquer requisição que venha de um IP diferente de 127.0.0.1 (o famoso localhost) não será respondida. Além disso, uma mensagem avisando que a versão é de avaliação será exibida aleatoriamente no seu navegador.

Além de experimentar o IntraWeb, você também pode usar a versão de avaliação para construir protótipos e apresentar os mesmos a possíveis clientes. 

Por enquanto é isso. Até o próximo post (vídeo).